top of page

Chardonnay Reserva 2017 Herdade Canal Caveira

Para além da qualidade e rigor também se faz vinho com emoção. Toda a nossa equipa se dedicou a este projeto com todo o carinho e dedicação, empregando todos os seus conhecimentos para torná-lo realidade.


Sendo uma das castas mais antigas e conhecidas de todo o mundo, o Chardonnay fez da sua terra mãe a Borgonha em França. É a casta branca que melhor se adapta a diferentes solos e climas estando espalhada por todo o mundo. Também em Portugal se adaptou com muita classe a todas as regiões do país. Podendo gerar vinhos leves e frescos, sendo as uvas apanhadas ainda com uma acidez acentuada, e quentes e encorpados, se estendermos a data da vindima até ao máximo da sua maturação.

Aqui na Herdade esta casta normalmente é a primeira a ser vindimada, ao ter uma maturação precoce aliada às temperaturas altas da região leva-nos a iniciar a sua vindima nos primeiros dias de agosto a fim de obtermos um vinho com mais acidez, leve e com aromas cítricos. Estes vinhos seguem para o mercado com a marca SERRA BRAVA.

No caso deste Vinho Regional Península de Setúbal Branco Chardonnay Reserva de 2017, o primeiro vinho da casa com a marca HERDADE CANAL CAVEIRA, deixamos a sua apanha para o início de setembro tendo como finalidade de produzir um vinho mais encorpado e complexo.

Sendo uma uva pequena, de pele fina e delicada a vindima fez-se toda à mão transportando os cachos para a adega em caixas de 12 Kg, para que não houvesse qualquer rompimento da película antes de chegar à prensa.

Ao chegar à adega as uvas foram colocadas numa mesa de escolha manual, foram todas rigorosamente escolhidas antes de passarem ao desengaçador e de seguida à prensa pneumática. A prensagem foi leve e curta para obtermos um mosto de grande qualidade. A fermentação fez-se em cubas de inox com uma temperatura controlada de 15ºC passando no final para barricas de carvalho francês onde acabou a fermentação e ficou a estagiar durante 14 meses em cima da borra fina. Após este período selecionamos as melhores barricas e deste lote de vinho foram engarrafadas 600 garrafas que ficaram a estagiar durante 2 anos.


Ao fim deste tempo, apresentamos um vinho de cor dourada com aroma exuberante a fruta madura, com notas de melão, maçã e frutos exóticos. Complexidade no palato, onde a acidez surge perfeitamente integrada com uma textura cremosa e uma delicada sugestão de baunilha. Final persistente.

Para uma melhor degustação deste vinho, deve ser servido a uma temperatura entre os 10 e 12ºC (colocando no frigorífico 2 horas antes de servir ou 30 minutos num balde com gelo e água). Depois de aberto, devidamente rolhado, mantém-se igual durante 2 dias.

Este vinho é tão versátil que acompanha bem queijos de ovelha e cabra, marisco, peixes gordos, carnes grelhadas e assados leves. É excelente com comida vegetariana, italiana, chinesa e japonesa. Os doces conventuais portugueses ganham outra dimensão quando acompanhados com este vinho seco delicioso


Fizemos o nosso melhor, agora o nosso propósito é sentir a sua felicidade ao provar este Chardonnay.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page